30 dicas para ter conteúdo de qualidade no seu blog

30 dicas para ter conteúdo de qualidade no seu blog
 
Sabemos que sempre é um desafio ter conteúdo que seja atraente, que permita falar diretamente com seu público-alvo e que torne o blog do seu negócio referência e autoridade no assunto. As vezes não acertamos de primeira, mas é importante jamais parar em caso de baixa aceitação ou críticas negativas.
 
Para isso, reunimos aqui 30 dicas para ter conteúdo de qualidade, desde a concepção até as práticas de publicação dos mesmos. Lembre-se que se comunicar com o consumidor em potencial é uma tática importante para mostrar que você e o seu negócio entendem do assunto e principalmente, oferece produtos ou serviços de qualidade.
 
Acompanhe!


1 - Priorize a produção de conteúdo

De todas as ótimas estratégias do Marketing Digital, a melhor delas sem dúvida é a produção de conteúdo. Além de ter grande valor pelo conteúdo em si, permite que seu negócio seja encontrado nas pesquisas do Google e claro, pode gerar bons resultados nas ações em seus canais de divulgação.


2 - Crie um público-alvo

No meio digital, chamamos o público-alvo de persona. Ele representa o modelo ideal de cliente para o seu negócio e claro, é usado também como fonte para a criação de novos conteúdos. Começar uma produção de conteúdo baseando-se no conhecimento do seu público-alvo é a melhor estratégia para entregar a informação necessária para sua atenção.


3 - Escreva com base no seu domínio pelo assunto

Todo empreendedor, toda empresa de fato tem domínio por pelo menos um assunto relacionado à suas atividades. Então utilize esse domínio para se conectar com seu público-alvo. Escreva para o público interessado em saber, em conhecer mais a respeito. Essa é a forma mais simples e objetiva de alcançar bons resultados de autoridade de informação e claro, prospecção de futuros negócios.


4 - Seja consistente

Consistência pode lhe render bons resultados. Por isso, crie o hábito de organizar um calendário de publicações e faça o possível para seguir esse cronograma. Definir uma agenda de publicações de conteúdo é importante, principalmente após estudar seu público, pois permite escolher os melhores dias e horários para disponibilizar as informações.


5 - Não seja o único a escrever

É importante planejar o conteúdo, como e de que forma ele irá atingir seu público, certo? Mas nem sempre isso é tarefa para apenas uma pessoa. Procure contar com seus colaboradores, para revisar conteúdo, dar novas ideias ou até criar um texto totalmente do zero. Além disso, contar com mais pessoas na produção ajuda a expandir as ideias e entendimento sobre o assunto.


6 - Não seja chato no texto

Parece que pegamos um pouco pesado, né?
 
Mas é verdade! Não seja chato no texto. Evite ao máximo parágrafos longos demais e não entre em termos complicados que faça seu público-alvo "boiar". É importante ter uma linguagem leve, parágrafos curtos, já que os meios digitais são conhecidos pela dinâmica, então seu conteúdo precisa acompanhar essa dinâmica, permitindo uma leitura leve.


7 - Ajude o seu público

Sabemos que o foco é poder vender, fazer com que seu público se torne de fato um consumidor dos seus produtos e serviços. Mas conteúdo promocional não é realmente a estratégia certa para alcançar notoriedade. Para ter retorno concreto no Marketing Digital, é preciso direcionar a atenção para ajudar, tirar dúvidas e resolver as dores dos seus personas.


8 - Organize por categorias e tags

Para facilitar o entendimento dos assuntos abordados e organização do conteúdo, é importante utilizar-se de categorias (caso aborde diversos assuntos dentro do mesmo blog) ou usar tags (etiquetas) que identificam o conteúdo.
 
Isso além de permitir que os usuários possam filtrar o que desejam ter acesso, ajuda a ter melhores posições junto ao sistema de pesquisa do Google, uma vez que o próprio buscador gerencia os assuntos que seu blog possui de acordo com a organização.


9 - Pense bem em quais canais divulgar

Conteúdo é tudo! Ele pode ser usado como forma de atração orgânica, estimulado através do SEO e mídia paga. Existem diversos formatos de captar seu público-alvo com conteúdo, através de e-Books, posts em blog, webinários e até para relacionamento através de E-mail Marketing ou Redes Sociais.
 
Então é importante pensar em quais formatos deseja atuar. Pode-se usar apenas um ou uma mescla de todos, claro. Tenha consciência de abastecer sempre com o máximo de informação seu público, uma vez que ele será cativo, fiel e suas chances de se tornar um cliente do seu negócio aumentam mais.


10 - Cite exemplos reais

Nada melhor do que contar uma história. Se ela for real então, melhor ainda. Então use exemplos reais, situações onde seus clientes foram beneficiados ou tiveram seus problemas resolvidos ao usar seus produtos ou serviços, de modo a criar esse encantamento em busca de novos negócios.
 
Em alguns casos, não é preciso identificar que foi beneficiado, mantendo o sigilo da informação por razões óbvias. Já existem outros casos (e aí entra a cooperação entre as partes) onde se pode apresentar que a Empresa X ou que a Pessoa Y foram atendidas com sucesso ao utilizar o que sua empresa oferece.
 

Assuntos Relacionados

Os 5 motivos para ter um site em seu negócio

As 9 tendências de Marketing Digital para este Natal

Mudanças de comportamento do mercado pós-pandemia

6 passos para seu negócio ter um blog incrível

Olá! Solicite por aqui também o Orçamento e Prazo.

Orçamento e Prazo? Pergunte aqui.