
Como todos sabemos, as redes sociais são plataformas que permitem a comunicação entre as pessoas, gerando debates, compartilhamentos de conteúdo, grupos de pessoas com os mesmos interesses e por aí vai. Essas redes hoje possuem milhares de pessoas conectadas próximas a você e seu negócio, num universo de milhões, ou bilhões melhor dizendo.
Por isso, é importante que sua atenção seja voltada para as redes sociais, criando a estratégia certa para ir de encontro ao seu cliente em potencial, buscando assim melhores resultados, tanto no que diz respeito ao engajamento do público com suas informações quanto em vendas de seus produtos ou serviços.
Abaixo, confira os 7 passos para colocar em prática sua estratégia de marketing usando as redes sociais!
1 - Definição de objetivos
Começar do jeito certo é assim, pela definição de objetivos. Toda estratégia precisa de um foco, afim de manter aquele caminho em busca dos resultados. Com as redes sociais isso não é diferente, uma vez que é preciso entender o que se quer fazer e o que deseja alcançar. Alguns objetivos são:
- Criar relacionamento com o público.
- Aumentar conhecimento da marca.
- Aumentar visitas ao site/blog.
- Oferecer melhor suporte ao cliente.
- Ter um canal de venda direta (e-commerce).
- Aumentar sua base de contatos para futuras vendas.
Vale ressaltar que os objetivos variam de acordo com o momento e área de atuação de cada negócio. Também não precisam ser fixos, uma vez que a medida que o tempo passa e conforme análise de informações, é possível mudar o foco durante o processo. Isso faz parte da estratégia.
2 - Identifique o público-alvo
Com as diferentes plataformas sociais na internet, é preciso escolher uma para investir seus maiores esforços, sem é claro, esquecer das demais. No entanto, é preciso ter mais atenção para aquela onde seus possíveis clientes estão, de forma a atingir esse público-alvo. Para isso, questione-se:
- Qual seu público-alvo?
- Quais redes sociais eles estão presentes?
- Como essas pessoas usam as redes?
- Quais seus hábitos online?
Ao fazer essas perguntas a si mesmo e a sua equipe de vendas, é possível identificar de forma mais fácil quem você considera o público perfeito para seguir seus canais e futuramente consumir seus produtos e serviços.
3 - Conheça suas redes sociais
Um passo importante é justamente conhecer os canais sociais da internet. Não adianta de nada querer fazer algo sem entender, sem conhecer a proposta de cada uma delas. Isso é parte importante do processo estratégico do marketing, então saiba encaixar o conteúdo e a comunicação em cada uma delas.
Por exemplo, o Facebook é ideal para compartilhar conteúdos de sites e blogs; O Instagram abusar de fotos e vídeos curtos; O LinkedIn uma plataforma para construir reputação mais técnica e criação de rede de contatos com outras empresas e; O Twitter, para disparo de mensagens rápidas, curtas e objetivas.
4 - Conteúdo
Bom, acho que já falamos diversas aqui que o conteúdo realmente é importante e deve dominar parte de suas ações digitais. Afinal, o conteúdo é rei. Dito isso, pense que quanto mais informação relevante, que desperte o interesse das pessoas e de seu público preferencial, melhor.
Lembre-se de que para produzir conteúdo, ele não precisa ser focado na sua empresa ou no seu gosto em particular, mas sim no que seu público realmente quer absorver. Por isso, informações que ajudem a solucionar um problema ou que tire suas dúvidas a respeito de alguma situação tem mais interesse do que um texto voltado para si, com o único intuito de vender.
5 - Use o planejamento
Para que haja uma boa estratégia de marketing nas redes sociais, não basta apenas produzir conteúdo de qualidade e publicá-lo de qualquer jeito. É preciso ter um planejamento de publicações, com ideias para cada post, horários e dias. Tudo isso influencia na forma como a informação chegará ao seu público.
A regularidade de publicações aliás, é levada em consideração pelos algoritmos das redes sociais, que a medida que há frequencia de conteúdo, maior será o ranking dentro das pesquisas nas plataformas sociais, aumentando as chances do seu conteúdo chegar mais longe.
Além disso, o planejamento auxilia na organização do calendário de produção de todo seu conteúdo para o mês, sobrando maior tempo para acompanhar e até alterar qualquer ponto que seja necessário antes mesmo de sua veiculação. Sendo assim, não deixe para depois o que se pode fazer agora. Planeje!
6 - Use as ações pagas quando possível
As redes sociais são muito eficazes no que diz respeito ao engajamento orgânico de seus posts, ou seja, aquele envolvimento que ocorre naturalmente. Mas é possível ir além realizando investimentos de forma a patrocinar um ou mais posts, permitindo que estes possam atingir ainda mais pessoas.
Há diversos fatores que podem definir o sucesso ou o fracasso do seu post patrocinado:
- Orçamento diário ou total disponível.
- Escolha da faixa etária.
- Escolha dos interesses do público preferido.
- Definir uma região de alcance.
- Conteúdo realmente interessante.
Sabendo disso, caso precise dar um upgrade em um post específico, seja ele uma informação, uma dica, link para conteúdo do blog, produto ou serviço, tenha em mente que nem sempre o resultado esperado surge no primeiro momento. E isso não pode determinar sua desistência. Jamais!
A maior vantagem da publicidade nas redes sociais é justamente o fato de interromper uma ação no meio do caminho, caso os resultados não estejam adequados, o que permite salvar o investimento afim de direcionar os esforços para o que realmente poderá funcionar melhor.
7 - Interação com seu público
Não adianta de nada seguir os seis primeiros passos e chegar no fim, não interagir com seu público, né? Isso é parte importante e estratégica de suas ações, uma vez que o público, no momento em que lhe envia uma mensagem, escreve um comentário ou até compartilha seu conteúdo, ele realmente mostrou interesse naquilo que foi divulgado.
Mantenha um relacionamento próximo da sua audiência respondendo comentários, curtindo seus posts e até promova por vezes ou outra uma live para uma interação mais dinâmica. Isso atrai, cativa e encanta o público, principalmente quando a empresa veste a roupa humanizada e não robotizada na situação.
Por fim
Esperamos que essas sete etapas para que suas estratégias nas redes sociais tenham sido de grande ajuda. Nada mais justo do que usar todos os recursos que estão aí disponíveis gratuitamente para que você possa difundir informações relevantes para o público de interesse do seu negócio.
Precisando de um upgrade em sua comunicação digital? Fale com a gente! Nós da GS3 estamos aqui para te ajudar a fazer com sua marca seja mais reconhecida, realizando um trabalho coerente dentro de seus canais e atraindo o público que deseja para seu negócio.
Vamos vencer e vender mais? Então vem!