
As festas de fim de ano é um dos períodos mais lucrativos do mercado, em especial o comércio. Para ter uma ideia, segundo dados do Compre & Confie, o comércio eletrônico faturou cerca de R$ 14 bilhões no Natal de 2019. Isso representa um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Sendo assim, fica evidente que o mercado de compras na internet só tende a crescer mais e mais.
Embora porém, esse ano esteja sendo atípico, por conta da pandemia causada pela Covid-19, mesmo assim é preciso estar atento ao mercado digital, cada vez mais necessário para diversos tipos de negócios, em especial para o consumidor final. Lembre-se que iniciar uma campanha desde já significa estar atento às pretensões dos clientes, já que muitas pessoas fazem suas compras com antecipação para que sejam entregues na data correta.
Pensando nisso, citamos aqui 9 tendências de campanhas para serem usadas em suas ações de Marketing Digital para que seu negócio possa alcançar melhores resultados com o Natal e assim viver um fim de ano mais tranquilo, apesar de todos os percalços que o ano de 2020 reservou, tanto para quem consome quanto para quem vende. Então é hora de se adaptar, repensar conceitos, se inspirar e vender mais. Confira!
1 - Landing Page e pop-ups
É primordial, em qualquer ação de marketing, captar os possíveis consumidores. Para que isso tenha efetividade, é preciso criar uma Landing Page específica para as ações do Natal. Dessa forma, cria-se o atrativo para o consumidor em potencial deixar seus dados de contato e assim trabalhar melho em cima da necessidade do interessado.
Outra maneira bacana de poder adquirir novos consumidores é usar pop-ups, que podem surgir na tela quando o visitante entran o site, rola a tela, clica em algum botão de ação ou quando tira o mouse da página (com inteção de sair da navegação). É uma maneira bem interessante para disponibilizar uma campanha e um formulário de captação.
Contudo, sempre ofereça uma vantagem ao seu consumidor em potencial. Ele precisa se sentir confiante de que irá ganhar alguma coisa em troca de deixar seus dados de contato. Por isso, na hora de usar essa estratégia, pense em algumas formas de beficiá-lo, tais como:
- Frete grátis;
- Cupom de desconto;
- Parcelamentos especiais;
- Brindes junto com a compra;
- Baixar um conteúdo grátis, como um e-book;
2 - Disparos de E-mail Marketing
O disparo de mensagens personalizadas para os clientes precisa antes de um apoio. Por isso é importante captar os consumidores em potencial através das Landing Pages e Pop-ups. Feito isso, crie sua lista de contatos. Informe nesse e-mail as ofertas de produtos ou serviços especiais para a data.
Ao contrário de sair enviando mensagens de felicitações pelo Natal e Ano Novo, faça diferente e analise o perfil de cada pessoa e crie campanhas criativas para cada uma delas. Personalizar gera mais interesse, pois a pessoa lá do outro lado entende que está sendo tratada com diferencial e isso reflete nas vendas.
3 - Uma página de ofertas natalinas dentro do seu site
O grande benefício de criar essa página é fazer campanhas direcionadas para as suas melhores ofertas, aproveitando a temática da data. Além do mais, é uma página boa para ser promovida nas redes sociais, em campanhas de email e até mesmo via mídia paga.
É importante também destacar essa página dentro do seu site. Insira um banner na home ou até mesmo crie um menu especial de Natal para mostrar às pessoas que essas ofertas estão ali. Isso pode funcionar como uma curadoria da marca com as melhores opções para presentear, o que ajuda no momento da decisão de compra.
4 - Sugestões de presentes de Natal
Diferente de outras datas, o Natal é uma data muito mais ampla. Ou seja: todo mundo é um potencial consumidor e um potencial candidato a receber um presente. A dica aqui é criar algumas páginas com sugestões de presentes. Podem ser ideias para o amigo secreto do trabalho, família, filhos, pais, amigos e outras opções que você achar necessárias.
Você também pode criar sugestões com base no que a pessoa gosta. Presentes para quem tem o perfil mais intelectual, para quem é caseiro, para quem gosta de viajar, para quem é atleta e assim por diante. Além disso, sua empresa não pode deixar de trabalhar o tráfego orgânico durante essa data.
Não deve viver somente dele, mas a longo prazo o orgânico é o canal mais barato para o seu negócio. Para já ir ranqueando suas páginas temáticas no Google, comece a escrever alguns posts com dicas de presentes para o Natal. A busca por essa palavra-chave tende a aumentar nas próximas semanas e deve atingir um pico na semana natalina.
5 - Investir em mídia paga
Não adianta de nada criar uma Landing Page, uma página de ofertas no seu site e demais ações sem que isso tenha uma forma de promover. É aí que entra a mídia paga. Apesar de se utilizar de canais orgânicos, é importante correr atrás dos possíveis clientes ofertando seus produtos e serviços na época de festas com links ou posts patrocinados.
Lembre-se que a mídia paga na internet é diferente da mídia offline. Na internet é possível pausar o anúncio que está tendo um desempenho abaixo do esperado e corrigir para refinar seu alcance, evitando assim o desperdício de dinheiro e aumentando as chances de retorno.
6 - Trabalhando suas redes sociais
Aproveite a época para focar a estratégia destes canais em vender e promover suas ofertas. Logo, use os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos. O Facebook, por exemplo, permite que você crie um carrossel de imagens dos produtos, colocando preço e link específico para a página de produtos.
Já no Instagram – além do carrossel de imagens com fotos e preços “clicáveis” dos produtos – é possível criar o anúncio com o botão “compre agora”, que redireciona para o link da página de ofertas ou já para a página de produtos.
O Marketing de Conteúdo nas redes sociais tem um poder muito forte de viralização. Entenda que nem todos os seus seguidores vão comprar de você hoje. Mas poderão comprar em uma outra época. Gere tráfego melhorando o relacionamento com seu público. Um público cativo vale muito!
7 - Faça sorteios e atraia o público
Poucas ações possuem um potencial de alcance tão grande como concursos e sorteios. E o Natal é uma época muito propícia para essas realizações. No período natalino, os consumidores estão procurando ativamente por muitos presentes. Faça dessa procura uma oportunidade para gerar clientes em potencial para o seu negócio.
Você pode promover um sorteio da forma clássica ou também concursos para estimular a participação e a criatividades da sua audiência. Algumas ideias de concurso são frases, fotos, votação, legendas ou vídeos.
8 - Lista de desejos
Talvez seja muito cedo ainda para as pessoas fazerem suas compras de Natal. Porém, você pode incentivá-las desde já com uma lista de desejos! Ofereça essa lista em sua loja virtual para as pessoas serem lembradas assim que a data estiver chegando.
Só não esqueça de enviar as ofertas por email para esses clientes em potencial depois. E, além dos seus desejos, você pode aproveitar e mandar ofertas similares ou complementares ao que o cliente listou.
9 - Identidade visual natalina
Faltando um mês para o Natal, é hora de aprovar essas peças e começar a usá-las no site de seu negócio e nas redes sociais. Muitas empresas mudam o avatar do perfil e a capa da fanpage. Use todos os recursos que estão disponíveis para o seu negócio!
Tenha em mente que campanhas de Natal criativas são aquelas que emocionam. A data por si só já carrega essa característica: o Natal é o momento em que muitas pessoas param para refletir e serem solidárias umas com as outras.
Ao planejar a sua campanha de Natal, pense nas pessoas. Faça algo que sensibilize, que emocione, que toque, enfim, que desperte o amor e a compaixão! É isso que buscamos no Natal.